MUISICALIZAÇÂO E APRENDIZAGEM

Que bom podermos compartilhar experiências! Vejam um pouco do meu trabalho pedagógico e musical que foi desenvolvido com profissionalismo, ética e realização ao ensinar.



Quem sou eu

Minha foto
Sou Patricia, trabalho na área da Educação desde 1989. Nesse percurso desenvolvi trabalhos de musicalização infantil com crianças de 0 a 10 anos, envolvendo a prática de canto-coral, iniciação à flauta-doce e sensibilização musical, com práticas lúdicas,nas quais aprendi e me realizei profissionalmente. Hoje meu trabalho tem foco no Projeto DoReMiPaty, que envolve o meu CD (Cd DoReMiPaty), o meu MUSICAL (veja trechos pelo link do you tube deste blog) e o Projeto de Formação para Professores na área de Musicalização Infantil, com 5 modalidades diferentes de cursos.
Powered By Blogger

Para refletir...

"Somos donos de nossos atos,Mas não somos donos de nossos sentimentos;Somos culpados pelo que fazemos, mas não somos culpados pelo que sentimos. Podemos prometer atos, não podemos prometer sentimentos... Atos são pássaros engaiolados, sentimentos são pássaros em vôo".

Rubem Alves















19 janeiro 2012

Oficina de Música
Curso de Musicalização DoReMiPaty





OBJETIVOS GERAIS:
“Que a música pertença a todos” ( Zóltan Kodály)
CD DoReMiPAty como ferramenta musical e pedagógica na Ed. Infantil
Esta oficina tem como objetivo geral fazer do Cd DOREMIPATY, uma ferramenta para o educador de Educação Infantil, oferecendo subsídios e vivências para trabalhar as músicas do CD DOREMIPATY dentro das quatro áreas do conhecimento:
• Matemática
• Linguagem oral e escrita
• Artes
• Natureza e Sociedade
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (fundamentados nos PCNs para Educação Infantil)
• Estimular o desenvolvimento afetivo da criança
• Proporcionar a criança momentos de alegria e prazer
• Dar modelos de interação musical fornecendo um repertório para a professora cantar e brincar com a criança nos momentos em que estiverem juntos
• Estimular o canto e a fala. A criança aprende cantar, ao mesmo tempo em que começa falar
• Proporcionar um ambiente onde tenha liberdade para se criar
• Desenvolver a musicalidade, sensibilidade, percepção auditiva, psicomotricidade, senso rítmico e sociabilidade
• Dar oportunidade à criança de ter contato com outras numa atmosfera expressiva, agradável e lúdica
• Ensinar através da música a respeitar regras e conhecer limites
• Sugestões de materiais para o professor utilizar na musicalização em sala de aula.
• Estimular para o desenvolvimento do raciocínio lógico MATEMÁTICO
• Desenvolvimento da LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
• Desenvolvimento de habilidades artísticas (ARTES):
• Abordar aspectos referentes à convivência com a NATUREZA E SOCIEDADE

CONCEITOS MUSICAIS (seguindo orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais)

Em relação aos conceitos musicais, serão vivenciados elementos como: pulsação, andamento, intensidade, altura, som, silêncio, timbre, forma musical, exploração de sons através da execução de instrumentos e do próprio corpo, além de apreciação musical. Todos estes conceitos são trabalhados de forma intuitiva e lúdica.
• Em relação a outras habilidades, serão desenvolvidas atividades que estimulem: socialização, respeito, psicomotricidade, raciocínio lógico, disciplina, atividades de reconhecimento do corpo e de coordenação motora.


DURAÇÃO: 16 horas
Local: Ateliê DOREMIPATY (fácil acesso)
• 2hs por semana
• TOTAL 8 semanas
• CONTATO: Patricia Piton/Educadora Musical
• Email: patriciaepp@yahoo.com.br / (19) 34352639 / (19) 91414988
• Favor solicitar ficha de inscrição por email

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aula de Música no B I

Aula de Música no B I
Bandinha com instrumentos infantis

Painel :Mês da Música / Nov.2010

Painel :Mês da Música / Nov.2010
abaixo mais fotos da Semana da Música

Som dos papéis

Som dos papéis
Uma das atividades da Semana da Música

SOM dos ANIMAIS

SOM dos ANIMAIS
Os bebês exploravam às figuras enquanto ouviam o SOM de cada ANIMAL no CD e, tentavam imitá-los...

Painel informativo

Painel informativo
Esse painel ficou na entrada da sala, onde os pais visualizavam o elemento musical trabalhdo no dia