MUISICALIZAÇÂO E APRENDIZAGEM

Que bom podermos compartilhar experiências! Vejam um pouco do meu trabalho pedagógico e musical que foi desenvolvido com profissionalismo, ética e realização ao ensinar.



Quem sou eu

Minha foto
Sou Patricia, trabalho na área da Educação desde 1989. Nesse percurso desenvolvi trabalhos de musicalização infantil com crianças de 0 a 10 anos, envolvendo a prática de canto-coral, iniciação à flauta-doce e sensibilização musical, com práticas lúdicas,nas quais aprendi e me realizei profissionalmente. Hoje meu trabalho tem foco no Projeto DoReMiPaty, que envolve o meu CD (Cd DoReMiPaty), o meu MUSICAL (veja trechos pelo link do you tube deste blog) e o Projeto de Formação para Professores na área de Musicalização Infantil, com 5 modalidades diferentes de cursos.
Powered By Blogger

Para refletir...

"Somos donos de nossos atos,Mas não somos donos de nossos sentimentos;Somos culpados pelo que fazemos, mas não somos culpados pelo que sentimos. Podemos prometer atos, não podemos prometer sentimentos... Atos são pássaros engaiolados, sentimentos são pássaros em vôo".

Rubem Alves















07 janeiro 2011

Curso ministrado em agosto/ 2010:MUSICALIZAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL (PEEP)

Esta oficina foi ministrado por mim,em agosto de 2010, na escola municipal em que trabalho, em horário de HTPC. A oficina é apostilada e vem com CD das músicas utilizadas no curso, para que as professoras possam realizar as atividades com êxito em sala de aula!
O objetivo desta oficina de musicalização p/ professores é apresentar subsídios e propostas de vivências par trabalhos pedagógicos que tenham a MÚSICA como FERRAMENTA.
Saliento que, o prazer musical deve ser estimulado na criança desde os primeiros meses de vida e isso deve ocorrer num ambiente alegre e lúdico, respeitando sempre a individualidade de cada aluno, suas aptidões e seus limites.
Benefícios da musicalização:
• Proporcionar a criança momentos de alegria e prazer
• Transmitir a riqueza do nosso patrimônio cultural, utilizando canções folclóricas do Brasil
• Dar modelos de interação musical fornecendo um repertório para a professora cantar e brincar com a criança nos momentos que estiverem juntos
• Estimular o canto e a fala. A criança aprende cantar ao mesmo tempo que começa falar
• Proporcionar um ambiente onde tenha liberdade para se criar
• Desenvolver a musicalidade, sensibilidade, percepção auditiva, psicomotricidade, senso rítmico e sociabilidade
• Dar oportunidade à criança de ter contato com outras numa atmosfera expressiva, agradável e lúdica
• Ensinar através da música a respeitar regras e conhecer limites

A OFICINA É DIVIDIDA NAS SEGUINTES PARTES:


ABERTURA : Apresentação da professora (trabalhos executados)

I. Concentração

II. Aquecimentos

III. Abre a roda

IV. Como vai você?

V. Fixação das cores através da musicalização

VI. Timbres (sons do papel/ sons dos animais/ sons dos instrumentos)

VII. Altura dos sons (notas musicais/ som e silêncio/ ruídos)

VIII. Intensidade do som (forte e fraco)

IX. Numerais

X. Estórias com música

XI. Repertório livre

XII. Brincadeiras e jogos musicais

XIII. Relaxamento

Informações sobre o curso: mande sua pergunta e seu email para nos comunicarmos
patriciapandolfe@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aula de Música no B I

Aula de Música no B I
Bandinha com instrumentos infantis

Painel :Mês da Música / Nov.2010

Painel :Mês da Música / Nov.2010
abaixo mais fotos da Semana da Música

Som dos papéis

Som dos papéis
Uma das atividades da Semana da Música

SOM dos ANIMAIS

SOM dos ANIMAIS
Os bebês exploravam às figuras enquanto ouviam o SOM de cada ANIMAL no CD e, tentavam imitá-los...

Painel informativo

Painel informativo
Esse painel ficou na entrada da sala, onde os pais visualizavam o elemento musical trabalhdo no dia